Bijuteria Artesanal e a Arte em Fimo.

19 abril, 2007

Ide para o Brasil!

Os colares abaixo foram feitos a pedido de um amigo que vai em breve ao Brasil. Terei muito gosto em saber que também as brasileiras irão usar os meus colares, elas, morenas como são, devem ficar lindas com tanta cor :)
Eu com alguns, pareço uma osga de tão branca que sou, por isso, que o "Brasil" lhes faça bom proveito!



Este deve ser o meu 1º colar sem bichos em Fimo, desde há muito tempo :)
Claro que tem peças em Fimo: Todas as azuis e a maioria das brancas, são peças com cerejas. Sei que algumas estão de costas para vocês , mas garanto-vos que cereja não falta neste colar :)
Além das peças em Fimo, o colar tem uma flor feita em pano, encomendada por mim à Sofia Brás e bolinhas forradas a crochet, que me foram feitas e oferecidas pela mãe da Sónia Nabais (Ter para Dar). Obrigada pela gentileza Dª Antonieta, deram-me imenso jeito!
A Sónia Nabais, quando tem tempo, também se dedica a estas "artes e ofícios" (bijuteria) e já tem feito alguma bijuteria com os meus bichinhos em Fimo. A Sofia é outra "colega" e tem muito jeito para a costura.



Não queria fazer cópia de outros colares já feitos e realmente não fiz( mas a verdade é que já tenho muitos colares com peixinhos). Mas a verdade é que não sei porquê, os peixinhos são para mim uma tentação, uma mania e adoro fazê-los. Aos peixinhos em Fimo, juntam-se as peças com cereja brancas, bolas de papier maché, bolinhas envolvidas em tecido, vidros, búzios e madeiras. Ah! E a minha flor de crochet :)


O que já dirão vocês dos meus peixes, mas como vos disse acima, sou fanática por peixes em Fimo. As bolas grandes coloridas que podem ver, também são fimo e surgiu-me a ideia de as fazer por não encontrar a semente de Jarina com facilidade. A jarina colorida é muito bonita(e a natural, também!), tem um aspecto opaco e um brilho que se obtém após o polimento devido e depois da aplicação do esmalte colorido. Tem quase sempre pequenos "rasgos" acastanhados e por isso resolvi fazer o mesmo às minhas bolas coloridas. Tirando as minhas "falsas" Jarinas, o colar tem vidros, madeiras, miçangas e uma bola (preta e branca) que julgo que é plástico. Mas não fica mal, pois não? É que eu tenho horror a colares com plásticos :)



Confesso que este colar não me saiu nada de especial. Lamento! Falta-lhe a cor :)
Mas já agora, descrevo-o. Tem bolas de papier maché, bolas de madeira, bolas de plástico(em preto e branco), bolas em Fimo, patinhos em Fimo, ovo-estrelado em Fimo, flores em croché e bolas forradas a tecido.
As bolas em 3 tons (azul+preto+branco) são em Fimo. Entre elas existem 2 bolas de papier maché, por sua vez, entre estas duas existem outras 2 bolas: A laranja é Jarina VERDADEIRA e a castanha é Jarina em Fimo(note-se que a Jarina quando pintada de castanho escuro, não tem aqueles rasgos de outro tom de castanho). Agora comparem a Jarina verdadeira, com a Jarina em Fimo(ver colar acima deste).