30 dezembro, 2006
Patinhos e flores
Só estou a estudar o meu próximo colar :)
Estas são as peças que o vão compôr. Evidentemente, que não vou usar fio de nylon, isso seria a morte do artista!
Acho que me faltam uns ovitos estrelados(mexidos ainda não consegui fazer!) para juntar aqui.
Por vezes, quase que enlouqueço a inventar peças novas para vos mostrar(embora os patos não sejam novidade para vocês),tenho até "ataques" de inspiração a meio da noite e levanto-me pelas 4h da manhã para os pôr em prática, seja para fazer bichinhos, flores ou outros objectos em Fimo. Ontem, pelas 5 da manhã, deu-me para fazer melâncias, couves-flores, pimentos e chuchus(em fimo, obviamente). Hoje ainda não vos posso mostrar tais peças, uma vez que ainda estão cruas. Agora só as vão ver lá para o dia 2 ou 3 de Janeiro, pois estou atarefada com os preparativos para o fim de ano!
Se outras fontes de inspiração me quiserem ajudar com sugestões, força! Estou pronta para tudo :)
Contacto: big-neck@yahoo.com (fico à espera das vossas sugestões:)))
Ai que kida que a menina é...
Cãozito em Fimo:)
Como por norma, é através do scanner que vos mostro estas imagens(por serem mais nítidos os pormenores do que com uma máquina digital), resolvi pegar no bichito para vos mostrar quão queque e snob esta menina é. Não me imaginava capaz de fazer coisas tão finas, contudo, o Paulão já mo pediu. Está visto que o animalzito já tem dono, aqui em casa é que esta coisa não fica :)
Cãezinhos de laçarote
Colar com cãezinhos em Fimo, madeiras, vidros e missanga metálica. Cada cãozinho, é diferente do outro(reparem nas orelhas e nos lacinhos).
Comprimento total=43 cm
Necklace with Fimo dogs, rocailles, wood and glass beads. Each dog is different from the another one(look to its ears and bows).
Total length:43 cm
Bincos "Rosinha"
Brincos "Rosinha", feitos em Fimo e com uma pedrinha vermelha de cristal. O suporte é cor de ouro velho. Se o lacinho em tecido se desfizer, não faz mal; é que estes brincos ficam também lindamente sem ele :)
O seu comprimento, ronda os 7 cm, a contar desde o suporte.
Fimo earrings with a glass bead (about 7 cm length). The Ear wires are antique gold coloured.
21 dezembro, 2006
As minhas Peças em Fimo
Queriam ver mais de perto os meus animaizinhos em Fimo? Cá estão eles :)
Ovelhas e Pinguins, para começar. As ovelhas fazem parte de um colar com 95% das peças em Fimo. Os pinguins, estão pendurados num colar, onde misturo vidros, com madeiras, cloisonné e uma corrente metálica(que também fui eu que a fiz, incluindo os elos dela).
15 dezembro, 2006
Cane Work
No último post, falei-vos de Cane Work. Em português, chamam a isto "Canas de fimo" ou "Barras de Fimo" e eu não concordo com tais designações. A primeira, pressupõe que fazemos um tubo de Fimo oco e a segunda, pressupõe uma barra de Fimo de 56 g (sem ser trabalhada), tal e qual como as encontramos à venda nas papelarias e lojas de artesanato. No caso destas fotos, apresento-vos o conceito de Millefiori Cane, que não é mais que a combinação de duas técnicas: Cane Work(ler post anterior) + Millefiori. Limitei-me a traduzir (da Wikipedia)parte do significado de Millefiori para vocês:
Millefiori= Mille("mil", em Italiano)+ Fiori("flores", em italiano). É uma técnica de trabalhar o vidro, que nasceu no Egipto e que mais tarde foi adoptada ao vidro italiano(ex: vidro de Veneza). Tal técnica, consiste na produção de cilindros de vidros de cores diferentes(glass canes) que vão constituir a chamada murrine. Depois, a glass cane é cortada em finas rodelas e estas, sobrepostas numa superfície (que pode ser uma bola de vidro, ou uma superfície qualquer plana , que resista a altas temperaturas), de forma a formar uma espécie de um mosaico.
Actualmente, esta técnica foi adoptada ao Fimo (e a todos outros Polymer Clays) e o resultado obtido, é o que se pode ver na foto acima. A vantagem da adopção das Millefiori Canes ao Fimo é clara: Para além deste ser muito mais fácil moldar que o vidro, o fimo não tem que ser fundido (como o vidro). Podemos fazer uma só cane, ou várias e combiná-las. A 2ª figura (a contar da esquerda para a direita e de cima para baixo) tem apenas um padrão ( e portanto 1 cane), já a 1ª tem 2 padrões(2 canes diferentes). Perceberam? :)
12 dezembro, 2006
O que fazer ao resto da massa?
Nos últimos 2 colares que apresentei, é possível ver umas peças feitas em fimo com o mesmo padrão que este pendente. Ora, para fazer as peças iniciais, fiz algo chamado "cane", que não é mais que um cilindro de Fimo, com um desenho através e ao longo de todo ele (neste caso foi uma rosa e respectivas folhas). este desenho pode ser reduzido a um tamanho mais pequeno ou pode ser mantido no seu formato original. A esta técnica, chama-se "Cane Work".
Para não deitar fora o que me restava da minha "cane", fiz este pendente. Horrível ou bonito, é sempre uma ideia para não desperdiçármos a massa de Fimo que é cara :)
09 dezembro, 2006
Meiguinha
O alfinete parece que está torto, mas não está! O laço é que está intencionalmente torto. A vaquinha foi feita em Fimo e é muito meiguinha :)) Este tipo de alfinete, tem a vantagem de não estragar tanto o tecido como os outros(vejam o meu alfinete com porquinhos), por ser consideravelmente mais fino.
Galo, galinha e filhos
De volta aos meus galos e não os querendo deixar sozinhos, desta vez, resolvi dar-lhes a companhia dos pintainhos. Assim, temos a família inteira: O galo, a galinha e 3 pintainhos pretos(todos diferentes). Estes animaizinhos foram todos feitos por mim, com Fimo.
O colar perde um bocado nesta foto, mas fica muito bonito posto. Da próxima ponho os ovos estrelados também:)
06 dezembro, 2006
Bébé em Fimo
Estas são as minas primeiras pulseiras :)
Pulseira com bébés e peças azuis em Fimo. Os restantes componentes são metais. Dois dos bébés têm chupeta e o 3º, tem a língua de fora :)
Outra pulseira com bébés em Fimo, vidros e metais. Confesso que gosto mais destes, que dos brancos! Não se nota na foto, mas cada um destes bébés, tem um aspecto diferente.
O que me faltará fazer em Fimo??? ahh... fiz uns biberons a condizer com os bébés, mas achei que não ficavam muit bem nestas pulseiras. Bem que os experimentei, mas a pulseira parecia uma cangalhada de coisas :)))
05 dezembro, 2006
Alfinete da Académica
Sem ofensa à Académica de Coimbra(muito pelo contrário), fiz este alfinete para levar no Cachecol para o jogo Sporting-Académica a realizar a 17/12/2006, em Coimbra. Arrependi-me de usar o cor-de-rosa e decidi que não levarei este alfinete, mas outro equivalente, cujos porcos serão verdes, mas com o cachecol da Académica. Se calhar, depois, ponho-o a leilão(em pleno jogo), pode ser que algum coleccionador lhe pegue. Estou a brincar, não o vendia nem por um decreto :)
02 dezembro, 2006
Querem ver como param as modas?
Vêem o colar que eu lhe fiz? Ficava-lhe bem não? Até tem umas chinesas...
Bem, isto é uma foto-montagem, com pena minha :))