28 novembro, 2006
Estendal

Um estendal de peças em Fimo :)
De regresso aos meus peixinhos em fimo porque já tinha saudades, fiz este colar escuro para uma pessoa com a mania do preto e branco. Já lhe disse que prefiro as cores. Na minha opinião, os peixinhos ficariam lindamente em verde-choque, verde-alface, etc, isso sim, seria um colar louco! :)
Ovelhinhas no Jardim

Este colar é todo feito à mão. Só não fiz as peças de madeira verdes, a fita e cordão em pele sueca. Não sei se é possível ver na foto, mas é composto por 3 ovelhinhas(uma de cada cor), chapinhas e bolas floridas em fimo. Quis realçar o meu trabalho(em vez do dos outros), apoiando-me principalmente em componentes feitos por mim. E de agora em diante, assim vai ser, tirando um ou outro colar que ainda hoje vou expôr aqui. Lá para Janeiro, se não ainda este mês, vou fazer os meus primeiros anéis. A dificuldade tem sido arranjar bases grandes para encastrar o fimo(e não para colar). Elas arranjam-se em sites online, só que muito caras(a meu ver). Claro que em Coimbra, para variar, não existem!
23 novembro, 2006
20 novembro, 2006
Fimo em Prata e Ouro !
Existe no mercado a "Art Clay Silver" e "Art Clay Gold", que no fundo, são um pó que misturado com água se transformam em prata e ouro, respectivamente. Este material é moldado normalmente, tal como fazemos com o Fimo e posteriormente, pode ser queimado em chama de fogão caseiro(convém usar uma tela protectora), com maçarico, ou simplesmente num forno(este tem que chegar a temperaturas entre os 650 e os 850º para a prata e 999º, no caso do ouro).
Após a queima, obtemos uma peça de prata ou ouro (com 99,9% de pureza).
Infelizmente, ainda não encontrei este material à venda em Portugal, mas encontro-o com bastante facilidade em sites de artesanato estrangeiros.
Resta-nos a nós, que fazemos as nossas bijuterias em Fimo, ou outro tipo de jóias, pressionar as lojas onde compramos o Fimo, para também elas adquirirem o "Art Clay". Já viram o que é, eu poder fazer os meus bichinhos em prata e ouro? Estou ansiosa, vocês não?
Onde Comprar ou obter informações:
Um Site a Visitar
Eis mais um site(em Inglês) com muitas técnicas de Joalharia e Fimo, para aprendermos a a fazer as nossas bijuterias:
(Agradeço a Anabela Gustafsen que da Dinamarca nos informa da existência deste sítio).
17 novembro, 2006
A arte em Fimo

Vou descrever aqui, como é que trabalho com o Fimo para esclarecer aqueles que nem sequer sabem daquilo que estou a falar, ou que sabendo, não fazem idéia de como é que o Fimo é trabalhado ou do tempo que levo a fazer meia-dúzia de bonecos:
- Fimo o que é? É uma massa moldável alemã composta de PVC(e por isso, quando crua, parece-se com a plasticina), que quando vai ao forno (este processo chama-se a "queima") endurece e torna-se bastante resistente. Existe em muitas cores(até existe o Fimo fluorescente) e texturas diferentes que se podem misturar para obter outras. O fimo ainda pode ser polido, envernizado e pintado. Pode ser utilizado para peças decorativas(como cinzeiros, cobertura de talheres, pratos, etc, etc), para bijuterias, e até para imitar a arte "millefiori".
- 1º passo do meu trabalho: lavar as mãos muito bem e pôr um creme hidratante(mas sem exagero!).
- 2º passo: Amassar o Fimo(as cores que vou utilizar), pelo menos 3 minutos cada cor, de forma a que se torne muito macio.
- 3º passo: Se não tenho determinadas cores, obtenho-as. Estuda 1º a roda das cores e as combinações possíveis, por exemplo , amarelo com vermelho, dá laranja, não é? Ou seja, misturo as cores Fimo que tenho, para obter outras que eventualmente vou necessitar.
- 4º passo: Finalmente a moldagem. Podem usar estecas (eu nunca uso) ou moldar somente à mão. Podem usar laminadoras de Fimo(eu uso o rolo da massa). Os únicos objectos que uso, para além do referido rolo da massa são, uma tábua(essa, tem que estar imaculada!) para trabalho, uma agulha para furar as peças, uma lâmina para cortar fatias fininhas de fimo. Eventualmente, uso colheres, raladores, enfim, vulgares acessórios de cozinha. Para moldar 10 peças, por vezes, perco uma manhã inteira.
- 5º passo: A cozedura ou a "queima". Utilizo um forno caseiro a 130º durante 20 minutos. Para as bolas e outros objectos furados, utilizo ou espetos de espetadas para as por num tabuleiro de ir ao forno, ou um simples arame (aproximadamente 0,5 cm de espessura).
- 6º passo: lavar as peças em água fria para endurecerem mais rápido(o fimo não estala) e também para lhes retirar alguma possível sujidade.
- 7º passo: polir as peças se necessário e envernizá-las. Tem que ser um verniz próprio para Fimo, caso contrário, vão obter maus resultados(pode ficar pegajoso, sair imediatamente, sujar a blusa da amiga a quem ofereceste o colar, etc etc). O verniz deverá secar em 30 minutos.
Fim do trabalho em Fimo :)
Agora é só ter alguma imaginação e fazer os colares, brincos, etc
Bom trabalho!
Alegria

Alegria para este Inverno! Já chega de cores mortas , não? Só porque é moda o dourado, agora temos que nos vestir com ele da cabeça aos pés? Pus estes pinguins feitos em Fimo no colar porque já andava com a alma a doer-me das cores deste inverno. Senti falta do colorido do verão, afinal, as coisas que são feitas em fimo, são mais bonitas com muita cor:)
As peças utilizadas, para além do fimo, são madeiras, vidros, fitinhas e missangas.
Urso de Cachecol

E esta hein? Estes ursinhos têm cachecol Natalício(branco e vermelho) e as bolinhas têm flores que imitam o azevinho(mas noutra cor). Só falta aqui a árvore de Natal! Aliás já fiz um colar com árvores de Natal, mas não saiu lá muito bem e tenho vergonha de vos mostrar :( Pode ser que da próxima fique melhor e eu possa publicá-lo aqui no blog.
Este colar além das peças em Fimo, tem outras em madeira, metal e vidro. Fica um pouco acima do umbigo, porque tenho visto que este inverno se usam os colares semi-longos e aliás, são os que a maioria das pessoas preferem.
Obrigaram-me a fazer isto!

Obrigaram-me a fazer isto! Eu que sempre disse que não usaria correntes de plástico(estragam-me os colares)! Acho que vou procurar correntes destas de madeira, o requinte é outro, não é? Este é um colar temático e o tema é "Natal", reparem que fiz um Pai Natal e tudo (qualquer dia pedem-me para pendurar um presépio inteiro num colar :))))! Até parece que não me ía dar um certo gozo !
Um pedido da família

Mais um colar com ursinho :) Este não é bem lilás como foi pedido pela Mimi, mas é salmão. Fiz desta cor, para condizer com as pérolas que tinha comprado e porque achei que ficava com um ar mais meiguinho. Se ela não o quiser, sou eu que fico com ele. Será que ficava bem com o focinho e olhinhos de outra cor? Estou a pensar nisso para a minha próxima "investida".
À Catarina e à Camila :)))
Bem-vindas ao blog!
Tive muito gosto em oferecer o colar com os chinelitos à Camila e preparava-me para fazer outros para vos oferecer no Natal(é só escolherem o tema de entre os vários colares que vou colocando aqui no blog, mas já sabem que não faço 2 iguais) .Eu é que fico nas "sete quintas" quando gostam dos meus colares e por isso agradeço o vosso comentário.
Se me lerem, enviem a vossa morada para bigneck2007@yahoo.com (podem usar este email para contactos futuros), para eu poder enviar as prenditas e para vos dar o meu telemóvel.
Voltem sempre, beijinhos :)))
Sandra Diniz
12 novembro, 2006
Esquimós
Vou fazer um colar com Esquimós e Igloos em Fimo. Foi uma proposta que me fizeram e agrada-me :)
Já que não tenho neve por cá, hei-de te-la nos meus colares :))
04 novembro, 2006
02 novembro, 2006
Adormecer a Contar Carneiros

Colar com carneirinhos e outras peças em Fimo, vidros, peças do Perú, metais e madeiras.
Ontem adormeci a fazê-lo, por isso tem o nome "Adormecer a Contar Carneiros".
Hei-de fazer outro com carneirinhos, mas desta vez com 4 ou 5 deles e se calhar ainda maiores que estes. Afinal, o que conta é aquilo que eu faço e não aquilo que eu compro para complementar os meus colares. Senão, para que me serviria este blog? Para expôr colares iguais aos dos outros??? Mais vos digo, provavelmente, vou fazer os carneiros de cor lilás, ou castanho ou outra que me aprover. O branco(como estes da foto), é vulgar demais :)
01 novembro, 2006
Lama em Fimo

Fiz este lama em Fimo porque vou fazer um colar com peças peruanas que comprei. Eu sei que não está muito perfeito, mas ainda vou decorá-lo com certos adereços de forma a que fique como o da foto abaixo . Até lhe furei as orelhas para lhes pendurar coisas:)
Sei que as cores não são as mesmas mas para o colar que tenho em mente e com as peças que disponho, acho que ficará melhor assim!
Depois exponho o colar ( se não me levarem o colar imediatamente!).

É uma delícia este lama ("llama"), não é? Coitado do bicho....