Bijuteria Artesanal e a Arte em Fimo.

17 novembro, 2006

A arte em Fimo



Vou descrever aqui, como é que trabalho com o Fimo para esclarecer aqueles que nem sequer sabem daquilo que estou a falar, ou que sabendo, não fazem idéia de como é que o Fimo é trabalhado ou do tempo que levo a fazer meia-dúzia de bonecos:
  • Fimo o que é? É uma massa moldável alemã composta de PVC(e por isso, quando crua, parece-se com a plasticina), que quando vai ao forno (este processo chama-se a "queima") endurece e torna-se bastante resistente. Existe em muitas cores(até existe o Fimo fluorescente) e texturas diferentes que se podem misturar para obter outras. O fimo ainda pode ser polido, envernizado e pintado. Pode ser utilizado para peças decorativas(como cinzeiros, cobertura de talheres, pratos, etc, etc), para bijuterias, e até para imitar a arte "millefiori".
  • 1º passo do meu trabalho: lavar as mãos muito bem e pôr um creme hidratante(mas sem exagero!).
  • 2º passo: Amassar o Fimo(as cores que vou utilizar), pelo menos 3 minutos cada cor, de forma a que se torne muito macio.
  • 3º passo: Se não tenho determinadas cores, obtenho-as. Estuda 1º a roda das cores e as combinações possíveis, por exemplo , amarelo com vermelho, dá laranja, não é? Ou seja, misturo as cores Fimo que tenho, para obter outras que eventualmente vou necessitar.
  • 4º passo: Finalmente a moldagem. Podem usar estecas (eu nunca uso) ou moldar somente à mão. Podem usar laminadoras de Fimo(eu uso o rolo da massa). Os únicos objectos que uso, para além do referido rolo da massa são, uma tábua(essa, tem que estar imaculada!) para trabalho, uma agulha para furar as peças, uma lâmina para cortar fatias fininhas de fimo. Eventualmente, uso colheres, raladores, enfim, vulgares acessórios de cozinha. Para moldar 10 peças, por vezes, perco uma manhã inteira.
  • 5º passo: A cozedura ou a "queima". Utilizo um forno caseiro a 130º durante 20 minutos. Para as bolas e outros objectos furados, utilizo ou espetos de espetadas para as por num tabuleiro de ir ao forno, ou um simples arame (aproximadamente 0,5 cm de espessura).
  • 6º passo: lavar as peças em água fria para endurecerem mais rápido(o fimo não estala) e também para lhes retirar alguma possível sujidade.
  • 7º passo: polir as peças se necessário e envernizá-las. Tem que ser um verniz próprio para Fimo, caso contrário, vão obter maus resultados(pode ficar pegajoso, sair imediatamente, sujar a blusa da amiga a quem ofereceste o colar, etc etc). O verniz deverá secar em 30 minutos.

Fim do trabalho em Fimo :)

Agora é só ter alguma imaginação e fazer os colares, brincos, etc

Bom trabalho!